segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

1º Baile de Debutantes realiza o sonho das jovens de 15 anos de Cotia


Comemorar aniversário é uma tradição. No entanto, para as mulheres, uma data é um marco: os 15 anos.

Nesse domingo(13), aconteceu no Cotia Hall, o 1º Baile de Debutantes de Cotia, promovido pela Secretaria da Mulher.
Cerca de 150 meninas da rede municipal e estadual de Cotia puderam exibir seus vestidos de noite, e celebrar a passagem da infância para a vida em sociedade.
Tudo começou quando a Secretária da Mulher - Angela Maluf, promoveu um café da manhã com os diretores das escolas, para expor seu projeto. "Esse era um projeto antigo meu, que o prefeito Carlão abraçou logo que contei a ele. No começo os diretores das escolas não acreditaram que não haveria nenhum custo", disse.
Para participar, era fundamental que as meninas completassem 15 anos em 2009. As adesões foram acontecendo, e o sonho foi chegando perto de se concretizar.

Como o evento aconteceria em um domingo, a Embeleze antecipadamente capacitou cada uma dessas meninas, dando curso de maquiagem, e a própria Angela (ex-modelo) deu o curso de etiqueta.
O evento aconteceu com o apoio de voluntários da prefeitura e da Enob, que não mediram esforços para que tudo saísse perfeito. Secretários e vereadores, e suas esposas, também prestigiaram o evento.
Angela fez a abertura do evento, dando o acolhimento às famílias, e em seguida o prefeito Carlão falou sobre a importância do evento. "Esse é um momento inesquecível para essas meninas. Quando a Angela me perguntou sobre fazer esse baile, concordei na hora. Nós temos muito que fazer por essa cidade", disse. Carlão agradeceu a presença de sua família, em especial de sua mãe, e se comprometeu a fazer o evento no ano que vem. Deixou um abraço do ex-prefeito Quinzinho que não pode estar presente e desejou um Feliz Natal à todas as famílias com muita Paz e muita Saúde.
O Seminarista Daniel Vitor, da Paróquia N.Sra. de Fátima, fez a benção das famílias presentes e das debutantes.
Em seguida, as mães entraram com um castiçal nas mãos, com uma vela acesa, simbolizando a luz que passavam para as filhas, qu e dançaram a valsa com seu pai, irmão ou namorado.
Com todas já dentro do salão e formando uma roda iluminada pelas velas, as jovens dançaram a grande valsa, e puderam curtir o baile ao som da banda "Os 'Inconformes". Em seguida aconteceu o corte do bolo, e a festa continuou animada.
Angela Maluf falou com exclusividade ao Viva Cotia: "Esse momento fortalece a família. Cada menina foi conduzida por seu pai e por sua mãe, pessoas muito importantes na nossa vida. Essa é a família de Cotia", disse emocionada.
Cada menina recebeu de presente do Prefeito Carlão e da Primeira Dama - Mara, uma foto na moldura, como lembrança da festa.

OS 15 ANOS
Mais do que um mero costume, a comemoração dos quinze anos é um rito de passagem. Todos nós, ao longo da vida, passamos por momentos de grandes mudanças. Os ritos de passagem são os marcos destas mudanças, realizados externamente para que as pessoas possam elaborar, digerir e construir essas transformações interiormente.
O aniversário de quinze anos é um rito onde se comemora a passagem da menina para a mulher. Essa história de rito de passagem, em tempos mais remotos, tinha o significado de que a garota que completava quinze anos era apresentada pelos pais à sociedade.

Fau Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog