terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Secretaria de Esportes recebe Carlos Negrão, técnico da Seleção Brasileira de Taekwondô


No último sábado (12/12) o técnico da seleção brasileira de taekwondô Carlos Negrão veio a Cotia para realizar o exame de troca de faixas com os alunos da Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer e da Academia Frente a Frente de Caucaia do Alto.

No Ginásio de Esportes cerca de 40 alunos participaram dos testes para troca de faixa e tiveram a oportunidade de ter contato com um atleta de alto nível como Carlos Negrão.

Carlos Negrão começou a treinar taekwondô em 1976 e é considerado o melhor técnico que o Brasil já teve em toda a história da modalidade. Sua primeira atuação pela seleção brasileira teve início em 1994 e permanece até hoje treinando grandes nomes do taekwondô no país.

Após os testes, Carlos Negrão conversou sobre o atual momento do esporte em Cotia e revelou: “O Bolsa Atleta é um estímulo excelente para o atleta da cidade. Nossa, é o tipo de ação que dá condição ao atleta, mais do que isso, dá reconhecimento, valoriza e motiva”.

Entrevista com técnico da Seleção Brasileira de Taekwondô Carlos Negrão

Segue na íntegra a entrevista com o técnico da seleção brasileira Carlos Negrão, durante sua permanência em Cotia. O treinador abordou a importância do programa Bolsa Atleta implantado este ano em Cotia e revelou sua missão para 2016 frente a Seleção Brasileira de Taekwondô

É a segunda vez que você realiza o exame de troca de faixas em Cotia. O que você destaca como característica positiva neste grupo?

Nossa, percebo que os atletas demonstram grande entusiasmo e principalmente são ainda muito jovens, ou seja, estão numa idade ideal para iniciação no taekwondô, que geralmente ocorre de 5 a 18 anos.

A modalidade tem se destacado muito nos últimos anos, você acredita que este seja um fator relevante no número de praticantes iniciantes?

A realidade do taekwondô no Brasil mudou muito com as conquistas do último ano, inclusive em competições internacionais. Sediar uma olimpíada é um fato muito importante, o país, a modalidade ganha espaço e oportunidade. O comitê olímpico brasileiro aposta e aposta muito em modalidades individuais. Além de tudo isso, é um esporte relativamente barato e na área educacional promove é auxiliador na socialização, auto-estima, autocontrole, entre outros benefícios.

A Prefeitura de Cotia implantou este o Programa Bolsa Atleta. Como atleta profissional de que forma você avalia esta iniciativa que já contempla atletas do taekwondô?

È um estímulo excelente para o atleta da cidade. Nossa, é o tipo de ação que dá condição ao atleta, mais do que isso, dá reconhecimento, valoriza e motiva. Acredito que sempre é possível melhorar, mas sem dúvida é um passo enorme dado pelo legislativo e executivo de Cotia. É muito fácil constatar que nenhum país se desenvolve de verdade sem que haja investimento real e permanente no esporte. O grau de desenvolvimento pode ser avaliado pela forma como se investe no esporte, sobretudo no esporte educacional.

Atualmente, qual é o seu principal desafio?

Tenho uma missão muito importante na modalidade, meu próximo desafio está totalmente ligado às olimpíadas de 2016. Preciso revelar e preparar atletas para disputar as olimpíadas representando o Brasil com força total.

Para encerrar Carlos Negrão deixou uma mensagem aos cotianos. “Gostaria que os pais cotianos apoiassem seus filhos em qualquer prática esportiva, fico muito feliz se optarem pelo taekwondô, mas o principal é considerar que o esporte só traz benefícios, desde a disciplina e caráter ao desenvolvimento físico e motor, aliados da promoção do bem estar e saúde. A todos os praticantes de Cotia, um Feliz Natal e um próspero Ano Novo”.

Da Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog