sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Faleceu Padre Toninho


Faleceu na noite dessa quinta-feira(17), Padre Antonio Aparecido da Silva, o querido Padre Toninho, pároco da Paróquia Santo Antonio da Granja Viana.

Padre Toninho vinha com a saúde bastante debilitada por causa da diabetes. Ele sofreu uma crise de hipertensão há uma semana, e por conta disso teve um AVC - Acidente Vascular Cerebral. Ficou internado na Santa Casa de Marília, onde foi operado por um neuro cirurgião muito amigo - a quem casou e batizou os filhos - porém seu quadro se agravou e ele veio a falecer.

O corpo foi liberado na madrugada para as homenagens e o velório está acontecendo nesse momento na Matriz de Parapuã, cidade que ele adotou como cidade natal, e onde viveu até seguir sua vocação. O enterro ocorrerá as 17 horas.

"Padre Toninho era muito querido e deixou um legado espiritual muito grande", disse Christina Badra ao Viva Cotia. Ela é presidente do Cáritas Paroquial Santo Antonio - Granja Viana / Cenáculo da Paz Social São Luiz Orione, e amiga fiel do Padre Toninho.

Um onibus fretado saiu da Paróquia para render as últimas homenagens e outros já devem ter saido da Paroquia da N.Sra. Achiropita no Bexiga.

Padre Toninho completou 61 anos no último dia 28 de novembro. Nasceu em uma pequena cidade no interior de São Paulo, em 1948.

Foi pároco da Igreja Nossa Senhora da Achiropita - onde o conheci através da sua amizade de infância com a família de meu marido, que esteve inclusive em sua ordenação em 1976.

Lá ficou por uma década, onde funciona a Pastoral Afro, um dos mais atuantes e formidáveis agentes de combate à discriminação racial. Padre Toninho foi um dos idealizadores das missas afros, onde os rituais católicos se misturam às tradições afro-brasileiras, formando um comovente ritual.

Com certeza, de onde estiver, ele continuará orando por todos nós. Fique com Deus.

Fau Barbosa

Um comentário:

Arquivo do blog