segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

"DEFESA CIVIL - OS ANJOS QUE NOS DEFENDEM"


A quem pedir socorro e assistência quando somos atingidos por catástrofes ou eventos dos mais diversos, causados naturalmente ou não? Quem trabalha em ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas destinadas a evitar ou minimizar os desastres, além de preservar a moral da população e restabelecer a normalidade social? A Defesa Civil é uma atividade permanente e não um trabalho que se efetiva apenas nas ações emergenciais. Sim, são eles, os nossos anjos disfarçados de heróis, e que muitas vezes são esquecidos.

Criada em 22 de dezembro de 1983, através do Decreto 212/83, pelo Prefeito Ivo Mario Isaac Pires, a Defesa Civil de Cotia recebia suporte do gabinete do prefeito e tinha na época apenas um COMDEC - Coordenador Municipal de Defesa Civil - Renato Pires. Porém não tinha atividade.
No início dos anos 2000, a Defesa Civil foi reativada pelo então prefeito Quinzinho Pedroso, e em seu primeiro ano de gestão foi criado o corpo de agentes da Defesa Civil, tendo no seu contingente um coordenador municipal, um coordenador operacional e 12 agentes concursados.
No decorrer de 2006, mais seis agentes foram incorporados através de concurso, e em 2008, um novo concurso completou o efetivo que permanece até hoje: 35 agentes, sendo 27 homens e 8 mulheres.
Composta por 3 viaturas operacionais, a Defesa Civil de Cotia conta hoje com o apoio e está integrada ao Grupo de Gerenciamento de Crise e Emergência onde se incluem todas as Secretarias. O Poder Público apóia a Defesa Civil com máquinas, acompanhamentos e serviços executados em áreas de enchentes e alagamentos (reconstrução).
ATRIBUIÇÕES:
A Defesa Civil trabalha diretamente com cinco atribuições:

1. Estado de Observação - observar todas as irregularidades que podem vir a causar acidentes naturais.
2. Estado de Atenção - Informações sobre possíveis chuvas, queimadas, indícios de acidentes naturais.
3. Estado de Alerta - Início de alguma atividade que pode originar os acidentes naturais.
4. Alerta Vermelho - Parceria com o Corpo de Bombeiros no atendimento em acidentes naturais.
5. Reconstrução das áreas atingidas por acidentes naturais.

MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Apesar de estar sendo muito bem aceita pela sociedade, a Defesa Civil tem encontrado ultimamente situações atípicas causadas pelo grande volume de chuvas. Para se ter uma idéia, o Município de Cotia tem um índice pluviométrico de 1200 milímetros por ano. Em 2009, por conta de dois fatores climáticos - El Niño e El Niña - o índice pluviométrico até a data de 13 de dezembro estava em 1956 milímetros, ou seja 63% acima de seu estado normal.
A DEFESA CIVIL SOMOS TODOS NÓS
Mas no que a população pode ajudar? São pequenas ações que contribuem para que os acidentes naturais não tomem uma proporção catastrófica. Por exemplo:
1. Não jogar lixo nas encostas onde existe escoamentos pluviais.
2. Não construir em áreas irregulares, como encostas e beiras de rios.
3. Quando verificar bocas de lobo danificadas, entrar em contato com a secretaria de obras e informar.
PRINCIPAIS OCORRÊNCIAS ATENDIDAS EM 2009
Durante a gestão do Prefeito Carlão Camargo, a Defesa atendeu três ocorrências de destaque:

1. Enchente no período de chuva de janeiro/2009, com força tarefa no núcleo residencial de baixa renda da Rua da Conquista e Viela da Vitória - no Jardim Panorama - onde foram removidas algumas famílias. O índice pluviométrico da época chegou à 236 milímetros no mês.
2. Fortes vendavais em julho/2009, sendo o 3º período de chuvas, atingindo o Jardim Miguel Mirizola e Jardim Colibri com várias quedas de árvores.
3. Dia 08 de dezembro último, onde houve o maior índice de chuva acumulado do dia - 94 milímetros, o equivalente ao mês de dezembro inteiro. Nesse períodonão houve nenhuma vítima fatal. Várias famílias foram removidas dos locais atingidos, porém voltaram.
TRABALHO SOCIAL
A Defesa Civil realizou este ano um trabalho muito importante, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, coordenado pela Primeira Dama - Mara Camargo: A entrega de 19 mil cobertores, totalizando quase 50 mil peças de agasalhos entregues às famílias carentes.
O FUTURO
Na última semana foi assinado um decreto do Prefeito Carlão Camargo, que transferiu a Divisão de Defesa Civil, antes subordinada á Secretaria de Segurança Pública, para a Secretaria de Saúde.
"O objetivo dessa mudança é para que as ações sejam mais integradas e para que a população tenha uma resposta mais rápida em caso de necessidade, como calamidades e emergências, em todas as áreas que acabam tendo a necessidade da Defesa Civil", disse o Secretário-adjunto de Saúde - José David. "Vamos criar protocolos para cada ação, dependendo da situação", relatou citando desmoronamentos, enchentes e até acidentes, como o ocorrido ao lado do mercado de Cotia, "onde o trabalho integrado já começou de fato", concluiu.
José Rafael, coordenador da Defesa Civil e apaixonado pelo seu trabalho, explicou que vai ser desenvolvido um projeto de conscientização junto aos jovens do Município. O objetivo é conter novos acidentes naturais e atingir um número maior de jovens que levem informações para dentro de casa, ensinando as famílias á não jogar lixo nos rios.
"O projeto que eu mais quero desenvolver é chegar nas comunidades carentes para fazer um trabalho bem desenvolvido e evitar futuros prejuízos".

Fau Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog