quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

AUTORIDADES SÃO HOMENAGEADAS EM ITAPEVI


Aconteceu na última quinta-feira(10), no Espaço Cultural 930 - em Itapevi, um evento para homenagear os agentes de segurança pública da região. A cerimônia contou com a presença da prefeita Dra. Ruth Banholzer, e do ex-prefeito de Cotia - Quinzinho Pedroso, além de outras autoridades.

O Evento foi realizado pelo Gabinete de Gestão Integrada Intermunicipal - GGI-I, projeto que vem possibilitando uma ação integrada entre as Guardas da região Oeste, favorecendo, assim, o combate à criminalidade em Itapevi e em outros 12 municípios.

Ao abrir oficialmente o evento, o comandante da Guarda Municipal de Itapevi - Kleber Ferreira Maruxo disse: “A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las”.

Receberam a homenagem pelo trabalho que vêm desempenhando na área de segurança, a prefeita Dra. Ruth; o ex-prefeito de Cotia - Quinzinho Pedroso, o secretário de Negócios Internos e Jurídicos - Vicente Martins Bandeira, o diretor do Instituto de Criminalística de Osasco - Dr. Nicolau Constantino, o deputado estadual Roberto Felício, e o chefe do Sistema Nacional de Armas da Polícia Federal - Dr. Fernando Fernandes.
Quinzinho Pedroso com o chefe de gabinete Dorval Rodrigues Filho e o presidente Marcos Ferreira Godoy

Além deles, vários integrantes das corporações de Osasco, Santana de Parnaíba, Jandira, Itapevi, Cotia, Embu-Guaçu, Carapicuíba, Embu das Artes, Vargem Grande Paulista, Taboão da Serra, Itapecerica da Serra e Pirapora do Bom Jesus também foram homenageados.

Cada um dos homenageados teve um breve relato de seu histórico voltado para a segurança pública.

A prefeita de Itapevi - Dra. Ruth - reafirmou seu compromisso de continuar investindo em segurança. Tida como uma das principais entusiastas das ações realizadas pelas Guardas Municipais, ela ainda defendeu a atribuição do poder de polícia às corporações:

“Para nós, fazer segurança pública é investir em capacitação. Uma Guarda Municipal em conjunto com outras instituições, precisa cumprir seu papel de realizar ações de segurança preventiva. Somente homens e mulheres capacitados podem cumprir tal tarefa no dia-a-dia. Vamos mostrar que temos total possibilidade de dar aos nossos agentes o poder de polícia”, ressaltou.

O ex-prefeito de Cotia, Quinzinho Pedroso, foi homenageado pelo trabalho de recuperação da Guarda do Municipio. Em 2001, quando assumiu a prefeitura, a Guarda Municipal de Cotia não tinha viaturas, estava com armamento obsoleto, com fardamento desbotado e sem cobertura de radio em vários pontos da cidade. Sua primeira atitude foi dar 50% de aumento aos guardas e melhorar sua auto-estima. Ao final de sua administração, a Guarda Civil contava com 436 guardas (um aumento no efetivo de 226%), além de 40 carros e 20 motos.

"Nossos homens são valorosos, são heróis. O recebimento dessa homenagem me deixou com a certeza do dever cumprido, embora não se possa cobrir todos os problemas da cidade. Foi um reconhecimento de quem realmente trabalhou e eu me sinto reconhecido", disse Quinzinho.
Prefeito Quinzinho e Prefeita Ruth com a Guarda Civil de Cotia

O Inspetor Adelmo foi representando a Guarda Civil de Cotia, e os GCs Eleotério, Kiihl e a GCF Fátima foram homenageados.
Guardas Civis de Cotia são homenageados

Representando o GGI-I, o comandante da Guarda Municipal de Osasco, Gilson Menezes, reconheceu o empenho de Dra. Ruth à frente do Poder Executivo que, segundo ele, conta com o respeito das corporações da região. Menezes também anunciou a adesão de Araçariguama ao GGI-I, totalizando 14 cidades envolvidas no projeto. “A prefeita de Itapevi mostrou que mesmo com recursos limitados, é possível fazer um trabalho fantástico e reduzir os índices de criminalidade. Tenho certeza que a criação do GGI-I foi mais um passo neste sentido e fico feliz em anunciar a adesão de Araçariguama”, comentou.

Ainda participaram da cerimônia as Bandas Musicais das Guardas de Itapevi e Osasco; o vice-prefeito Jaci Tadeu; o presidente da Câmara Municipal de Itapevi, Marcos Ferreira Godoy (Teco); o chefe de Gabinete, Dorval Rodrigues Filho; o presidente do Conseg de Itapevi, Amarildo Oliveira; o presidente do Rotary Club de Itapevi, Luiz Carlos Delgado de Aguiar; o corregedor da Guarda, Marcio Reis; o secretário de Segurança de Carapicuíba, Erivaldo Cabrera Rodrigues; o secretário de Segurança Pública de Jandira, Paulo José Muniz de Oliveira; os comandantes das Guardas Dirceu Alves da Silva (Embu das Artes), Cláudio Lourenço (Pirapora do Bom Jesus) e Eduardo Leite (Embu-Guaçu); o comandante da 3ª Companhia do 20° BPM/M de Itapevi, capitão Ângelo Moitinho; e os vereadores Silas Pinheiro, Adilson Peres, Luciano de Oliveira Farias (Bolor) e Paulo Rogiério de Almei da (Professor Paulinho) e diversos representantes da Guardas Municipais da Região Oeste.

Durante a cerimônia, Kleber Maruxo foi agraciado com o título de Cidadão Itapeviense, aprovado recentemente pela Câmara Municipal, devido ao trabalho que vem realizando frente à Guarda Municipal de Itapevi.

O PROJETO GGI-I

Criado em 2007, o Gabinete de Gestão Integrada Intermunicipal tem como principal atividade desenvolver padrões para os municípios da região Oeste nos assuntos relacionados à segurança urbana. O órgão teve participação fundamental na assinatura do convênio com o Ministério da Justiça que garantiu o financiamento do PRONASCI (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania) em ações como a implantação da Central de Videomonitoramento, projetos sócio-educacionais voltados aos jovens, o estabelecimento de uma rede integrada de comunicação, estruturação e formação das Guardas, entre outras.

Fau Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog