terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Prefeito Carlão Camargo inaugura Praça Calil Nicolau




O prefeito Carlão Camargo e o vice Moisezinho inauguraram na sexta-feira (18/12), a Praça Calil Nicolau, localizada no acesso ao centro da cidade. A cerimônia contou com a presença de familiares e amigos de Calil, falecido em setembro deste ano e homenageado por ser um dos contadores mais tradicionais da cidade. A Praça foi construída no local que sediava a antiga Praça dos Amigos e tem uma fonte luminosa, que mudou o visual do acesso ao centro.

A cerimônia teve início com uma bênção conduzida pelo Padre Odair José Rodrigues, da Paróquia Nossa Senhora do Monte Serrate.

Em seguida, Dr. Marcondes Tadeu da Silva Alegre, Consultor Jurídico-Adjunto do município, falou sobre a homenagem. “Calil sempre gostou de natureza. Essa homenagem que o prefeito Carlão Camargo presta a ele nos deixa muito emocionados”.

Dr. Marcondes resumiu seu sentimento citando uma frase de Antoine de Saint-Exupéry: “cada um que passa em nossa vida, passa sozinho, mas não vai só, nem nos deixa sós; leva um pouco de nós mesmos, deixa um pouco de si mesmo”.

O vereador Marcos Nena – presidente eleito da Câmara Municipal para o ano de 2010, representou o legislativo. “Todos que conheceram Calil são unânimes ao falar sobre a alegria de viver e a amizade. Me sinto honrado por representar o presidente Rogério Franco nesse ato, pois reconheço a importância dessa homenagem a este cidadão que foi tão importante para nossa cidade”, afirmou.

A viúva Sandra Maria da Cunha Nicolau falou em nome da família e agradeceu o prefeito pelo ato. “Calil tinha grande amor por Cotia e onde ele estiver, tenho certeza que está contente por ter seu nome gravado em uma obra tão significativa para a cidade. Obrigado, Carlão”.

O vice-prefeito Moisezinho lembrou algumas características de Calil e enalteceu o gesto do governo municipal. “É muito importante lembrarmos daqueles que tiveram uma vida dedicada à nossa cidade”, destacou.

O prefeito Carlão Camargo foi o último a discursar e citou uma frase bastante utilizada por Calil: “a paciência é amarga, mas seus frutos são doces”. Carlão também se lembrou das últimas vezes que se encontrou com o homenageado. “Sempre que nos encontrávamos ficávamos muito felizes e conversávamos muito. Quando Calil faleceu, tinha começado a construir essa praça. Não tive dúvidas e decidi homenageá-lo nessa obra que é uma das mais bonitas de nossa cidade. Ele merece ter seu nome lembrado num local que vai despertar os melhores sentimentos nas pessoas”.

Após os discursos, Carlão e os familiares descerraram a placa inaugural e acompanharam o início de funcionamento da fonte. A cerimônia contou com a presença da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade – Mara Camargo, de vereadores, secretários municipais e comunidade.

Quem foi Calil Nicolau?

Calil Nicolau nasceu em Cotia, no dia 5 de maio de 1935. Filho de David e Fádua Saliba Nicolau, era casado com Sandra Maria da Cunha Nicolau e deixou os filhos Ricardo, Eduardo e Luciana, além dos netos Eduardo, Alan, Leonardo, Tiago, Juliana e Aleksandros.

Além de ser Advogado, Calil também era conhecido por ter sido um dos principais contadores da cidade de Cotia. Estudou no Seminário de Pirapora do Bom Jesus, na Escola Técnica e Comércio Castro Alves e na Faculdade de Direito de Sorocaba.

Ao longo dos anos, Calil teve uma trajetória marcante por sua atuação profissional e por seu perfil amigo e solidário. Entre os muitos trabalhos desenvolvidos, destaque para o trabalho social no Hospital de Cotia, no Esporte Clube Cotiano e no Convento do Carmelo.

Da Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog