quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

PROGRAMA DE JOVENS DO MORRO GRANDE FORMA SEGUNDA TURMA


Na tarde do último sábado(12), aconteceu o evento de formatura de dez jovens de 14 a 21 anos, alunos da 2ª Turma do PJ - Programa de Jovens do Morro Grande. O evento aconteceu na Câmara Municipal de Cotia e contou com a presença do diretor do Instituto Florestal - Rodrigo Victor, da coordenadora de turismo do Programa de Jovens Estadual - Vanessa Cordeiro, do representante da Sabesp - José Roberto Nali, do Secretário de Cultura e Turismo - Sérgio Folha e do Secretário de Saúde - Dr. Claudio Saraiva.

A Diretora de Turismo, Cristina Oka abriu a cerimônia de formatura, falando sobre o sucesso do Programa em função do apoio das famílias desses jovens, que tiveram de abrir mão da ajuda em casa, para que eles pudessem buscar uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho.

Essa é a segunda turma que se forma no PJ do Morro Grande, e a sexta turma formada pelo Programa de Jovens. "O programa só aconteceu graças aos técnicos e aos funcionários de suporte do Departamento de Turismo", disse Cristina Oka, agradecendo também a presença dos PJ´s de Caucaia. "É de praxe quando uma turma se forma, a outra vir dar apoio", contou.

Foi apresentado como incentivo, um TCC - Trabalho de Conclusão de Curso, onde os jovens de Cotia destacaram o seu trabalho em quatro oficinas temáticas: turismo sustentável, produção de mudas agro-florestais, arte/consumo/ lixo e projetos.

Vanessa Cordeiro agradeceu a oportunidade de vir novamente à Cotia, agradecendo também aos pais por entenderem que os jovens precisam de um processo de formação diferenciada, e aos jovens pela perseverança. "A causa ambiental tem que ser atrelada a um processo de geração de renda, como oportunidade para esses jovens", ressaltou.

Rodrigo Victor, do Instituto Florestal, destacou a meta importante para o núcleo do Morro Grande e deu os parabéns aos jovens. "Que vocês tenham tido a oportunidade de refletir e sejam agentes de transformação no Município", disse. "Cotia é uma área preservada. Que vocês exerçam essa oportunidade de atuação que está sendo dada à todos, que sejam pró-ativos e cobrem o que está sendo feito", ressaltou. Ele sugeriu que os jovens apresentem a proposta do TCC à Superintendência da Sabesp.

O Secretário de Saúde - Dr. Claudio Saraiva falou sobre a nova visão do Meio Ambiente que esses jovens estão recebendo. "O Brasil não se resume só à Amazônia. Todos temos uma responsabilidade muito grande, muito mais do que os poderes públicos. Cada um de nós tem que fazer a sua parte", disse.

O Secretário de Cultura e Turismo - Sérgio Folha, destacou o trabalho da diretora de turismo, Cristina Oka. "Ela desenvolve um trabalho com brilhantismo na Secretaria de Turismo e já tem ali uma história que estamos dando continuidade", disse.

Folha deu os parabéns a cada pai, a cada mãe. "Vocês tem uma missão que é buscar o melhor para seus filhos. Depois que nos tornamos pais, o foco passa a ser deles. Parabéns aos filhos que querem crescer, querem prosperar. Vocês são jovens conscientes que serão agentes multiplicadores num segmento tão importante que é a vida humana, que é o meio ambiente", enfatizou pedindo que os jovens não se distanciem dos órgãos públicos. Ele destacou ainda a importância de pequenas ações como essa do Programa de Jovens, que podem servir como exemplo de solução para o mundo. "Essa é a solução mais simples, é só cada um fazer um pouquinho", concluiu. Ele se comprometeu a no mês de janeiro encaminhar as propostas do TCC ao prefeito Carlão Camargo, para tentar viabilizar o projeto dos jovens.

Houve a transição da mesa e os alunos tomaram o lugar das autoridades para apresentar o TCC. O orador da Turma - Nilo, declarou: "Parece que foi ontem que começamos o curso. Aprendemos muitas coisas boas, muita coisa importante para nós. Adoramos poder estar no PJ e queremos fazer a diferença", disse.

Foi apresentado todo o trabalho do Programa, falando sobre seus objetivos, a evolução de Cotia, seus pontos turísticos, e sobre o paraíso ecológico de 10.660 hectares que é a Reserva Florestal do Morro Grande. Foram mostrados também os impactos atuais no local, como a criminalidade, o tráfico de animais, os atentados violentos ao pudor, uso de drogas e riscos de afogamentos.

Os formandos fizeram a explanação da proposta de monitoria ambiental e organização do uso da Trilha da Prainha, hoje utilizada de maneira irregular e sem controle.

O Viva Cotia acompanhou os PJ´s na trilha

Para finalizar, falou-se sobre a regulamentação da profissão de Monitor Ambiental, pelos Decretos 51.453 de 29/12/2006 e 6,153 de 07/11/2007 da Prefeitura de Cotia, além da Resolução SMA-59, de 27/08/2008.

A cerimônia foi encerrada com a apresentação de uma retrospectiva de fotos de atividades desenvolvidas com os alunos ao longo do curso, e a entrega dos certificados e um CD contendo o projeto e arquivos de fotos.

O PROGRAMA DE JOVENS

O Programa de Jovens existe em Cotia desde 2002, quando foi iniciada a capacitação no Núcleo Piloto de Caucaia do Alto. A partir de 2005, o Morro Grande iniciou suas atividades, numa parceria com a Associação de Funcionários da Sabesp.

Os dois núcleos do PJ de Cotia, Morro Grande e Caucaia do Alto já formaram mais de 100 jovens, muitos deles já estão inseridos no mercado de trabalho.

O PJ tem a coordenação estadual da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de SP, sediada no Instituto Florestal.

EM BUSCA DE INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO

Os jovens formandos participaram recentemente do V Seminário de Ecomercado de Trabalho da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da cidade de São Paulo, sediado pela cidade do Embu no último dia 01 de dezembro.

O Seminário teve como tema “Uso Público em Unidades de Conservação e o Ecomercado de Trabalho” e apresentou a diversidade de possibilidades de geração de renda para os jovens e suas comunidades. Palestrantes também discutiram alternativas para o fomento do Ecomercado, de forma a possibilitar a integração no mercado dos estudantes dos núcleos de educação ecoprofissional.

Durante o evento, palestrantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Fundação Florestal e SEBRAE deram sua contribuição de incentivo ao Seminário e também discutiram propostas ambientais para os jovens.

Para o diretor do Instituto Florestal - Rodrigo Victor, o Programa de Jovens é um grande laboratório de estudo, planejamento e aplicação no ecomercado. Atualmente, o PJ atua em 18 núcleos fiscalizados pelo Instituto Florestal.

Fau Barbosa

2 comentários:

  1. Fau
    Nós do PJ agradecemos sua presença à formatura e a matéria linda que fez.
    Só uma observação: não é o primeiro TCC do núcleo Cotia, já tivemos outros como do próprio núcleo MG (primeira turma) de Revitalização da Praça do MG.
    Abs
    Cris Oka

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Cris, já corrigi!
    E parabéns pelo seu trabalho sempre brilhante, como disse o Secretário Sergio Folha e eu assino embaixo!
    Um beijo grande
    Fau

    ResponderExcluir

Arquivo do blog