quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Etec Cotia é inaugurada pelo Governador José Serra


Nessa terça-feira(22), a Etec Cotia foi oficialmente inaugurada pelo governador José Serra (PSDB). Depois de uma forte chuva de granizo que impediu o pouso do helicóptero do governo por cerca de 15 minutos, ele desembarcou no heliponto do prédio da Escola Técnica.

A Etec Cotia teve sua aula inaugural no último dia 17 de agosto, e aguardava a visita oficial do governador de São Paulo para a inauguração. Serra vinha de outros compromissos, após um dia muito movimentado. "Promulgamos hoje a Lei de Incentivo ao Esporte, que vai ajudar, e muito, a preparar o Brasil para as Olímpiadas", disse.

Com relação à Etec, Serra falou da importância de se ter mão de obra qualificada na região: "A Etec de Cotia está localizada numa área de 11 mil metros quadrados, que permite inclusive expansão", ressaltou. Ele ainda enfatizou que até o ano que vem, mais sete novas escolas técnicas virão para essa região, além de mais três Fatecs. O governador fez questão de dizer que o ensino médio das Etec´s é o melhor ensino médio do Brasil.

Serra citou Cotia
e região, que no passado tiveram seus investimentos deixados para trás pelo Governo do Estado, e reconheceu o quanto a administração do ex-prefeito de Cotia - Quinzinho Pedroso foi prejudicada por não ter estadualizado o hospital de Cotia logo no início da sua gestão. A prefeitura bancou sozinha a saúde até outubro de 2007, quando finalmente o governo de SP assumiu o hospital. (Mesmo após a estadualização, a prefeitura ainda repassa duzentos mil reais por mês ao hospital).

Cerimônia de estadualização do Hospital de Cotia em 2007

O governador falou ainda das benfeitorias que estão sendo feitas na cidade: "Temos algumas ações de saneamento como a recuperação do córrego de Caucaia, e a cidade também vai ser beneficiada quando o Projeto Tietê chegar na sua terceira fase", disse. Serra falou sobre a vinda do Poupatempo, sobre a Estrada da Represinha e a Estrada da Ressaca que vão receber 12 km de asfaltos, além das obras viárias da Raposo Tavares onde estão sendo investidos R$41 milhões de reais. "Estamos investindo muito no sistema de formação de Recursos Humanos, Técnico e Tecnológico. Isso é crucial para São Paulo e para o Brasil. Abre oportunidade de emprego para a juventude e paralelamente alavanca o desenvolvimento da economia", disse.

"Temos ainda muito trabalho, e estamos mergulhados nisso", disse. Serra falou que não vai misturar trabalho com eleição. "Eleição é só a partir de abril", finalizou.

O prefeito Carlão Camargo, acompanhado da primeira-dama Mara Camargo, saudou os vereadores presentes e, em especial, o presidente Rogério Franco. “Tenho muito a agradecer, pois 2009 foi um ano especial para Cotia. A Câmara Municipal tem participação nessas conquistas", disse citando os cerca de 60 projetos enviados para a Câmara Municipal, dos quais 90% foram votados por unanimidade.

Carlão ressaltou a parceria com o governo do Estado: "A Etec é uma prova dessa nossa parceria. Tudo o que eu pedi, o governador está atendendo", ressaltou. Carlão finalizou dizendo: "Quando em 2011 o senhor estiver em Brasília, também estaremos lá", disse.

Após a fala do prefeito, José Serra assinou o decreto que cria a ETEC Cotia.

Estiveram presentes ao evento lideranças políticas do PSDB, como o ex-governador e atual Secretário de Desenvolvimento do Governo Serra - Geraldo Alckmin, o Deputado Federal Edson Aparecido, o Deputado Estadual - João Caramês, o secretário adjunto de obras da Granja Viana - Luis Gustavo Napolitano, o vereador Zeca Pamplona, e a presidente do PSDB Mulher de Cotia - Fau Barbosa. Outras autoridades também vieram prestigiar o evento como os prefeitos de Vargem Grande Paulista - Roberto Rocha e de Jandira - Brás Paschoalin, o presidente da Câmara de Cotia - Rogério Franco, e alguns secretários e vereadores de Cotia.

Após inaugurar oficialmente a Escola Técnica de Cotia, Serra assistiu a apresentação do Coral Infantil do Colégio Madre Iva e foi conhecer as instalações do prédio da Etec. Em seguida, Carlão acompanhou o governador em uma caminhada pelo centro da cidade.

ETEC COTIA

O investimento inicial do governo estadual na Etec de Cotia em equipamentos e mobiliário foi de R$ 430 mil. Coube à Prefeitura a reforma e a adequação do prédio que possui, entre outros ambientes, 6 salas de aula, 4 laboratórios (3 de informática e 1 de gestão), miniauditório, biblioteca, sala de multimeios, estacionamento, piscina e heliponto. A locação do prédio também será custeada pelo município.

Fau Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog